quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Rebecca - Dephne Dumorier

A narração é feita em forma de lembrança no momebto presente do passado pela personagem que a autora nao identifica pelo nome próprio. Uma dama de xompanhoa simplea de 21 anos que trabalha para uma senhira da sociedae é pedida en casamento pelom rico  Maximilian de Winter. Apaixonada, ela aceita o pedido e vai morar em
Manderley. Porém,  começa a perceber que a presença da falecida Mrs. de Winter,  primeira mulhet de seu marido, é civa em tudo e todos na propriedade. 

A desconhecida - Peter Swanson

A Desconhecida
Peter Swanson
Título original: the girl with a clock for a heart
Editora Novo Conceito /2015
Tradução : Leonardo Gomes Castilhone
George trabalha numa revista e é um cara bonzinho, que não mente, confia na polícia e se acomoda com tudo na vida, ou seja "um cara legal tentando fazer a coisa certa".
Na época da universidade, se apaixonou e namorou uma menina chamada Audrey, que se suicidou e daí descobre que a namorada tinha outro nome e outra vida, seria Liana. E reaparece vinte anos depois como Jane, para pedir um favor sem pé nem cabeça,  acabando com o assassinato do antigo amante de Audrey/Liana/Jane, roubo de diamantes e perseguição por um suposto detetive contratado pelo falecido. Tudo o que envolve Liana são mentiras, aparecendo de repente, sem muitas explicações lógicas dessea 20 anos sumida. Cada um trm uma estorinha para contar, até o assassinado ex-amante.
Uma trama ilógica,  mal alinhavada, sem sentido, cheia de coincidências - a saída para pessoas que não tem talento de ser escritor. Há tanta falha, tantos fatos não esclarecidos que ao final ficamos com sensação de que o maldito livro não acabou.
E vou falar um spoiller pra desestimular qualquer um que queira comprar : ele sai à procura de Liana,  pq é acusado de assatissato e roubo e " the end". Sim! Fim. Acabou! Como assim? Não  sei, só sei que foi assim.
Peter Swanson nunca mais!

O analista - John Katzenbech

O analista
461 páginas
Editora Novo Século /2a. Edição

Frederick Stacks é um psiquatra com formação em psicanálise,  viúvo,  53 anos, tem uma vida regrada,  rotineira, pacientes fixos, uma renda razoável. Isso o satisfaz nos seus quase trinta anos de profissão,  sem amigos ou familiares que façam parte de sua vida. Porém,  tem sua rotina alterada drastricamente quando revebe uma carta de um certo Sr. R que ameaça sua reputação, inicentes familiares que ele nem tem contato se em até quinze dias ele não descobrir sua identidade, senão cometer suicídio.  O médico começa a perceber a veracidade da ameaça quando um paciente seu é morto e recebe uma carta do conselho de psicanálise acusando-o de mau uso da profissão e assédio a pacientes. Com a vida prlo avesso, o médico, para resolver seu dilema, trm de sair de sua zona de conforto e não mais pensar como um psicanalista, e sim como um assassino profissional. Caso contrário,  seria optar pela própria morte.
um suspense excelente. Vale a pena

Garotas de vidro - Laurie Halsie Anderson

Lia tem 18 anos, narra a estória, e se acha gorda, mesmo pesando menos de 50 kg. Gorda, feia, estúpida. Assim são seus pensamentos. E se corta para que sinta alívio das pressões dos outros, da própria mente e de pensar em comida. Cassie é sua amiga que, além de tudo isso, também desenvolve o hábito de vomitar o que come desenfreadamente. E sua amiga morre, pela perfuração no esôfago e outras complicações da bulimia.
Lia não consegue conviver com a mãe,  se muda para a casa do pai e da madrasta, mas não consegue deixar suas neuroses, presa numa teia de pensamentos autodestrutivos.
Um livro regular.  Se forem optar por comprar a versão digital, saibam que há erros estúpidos de português. Uma simples revisão após a tradução seria suficiente para não nos irritarmos com essas minúcias tão necessárias num livro. 

Nem tudo será esquecido - Wendy Walker

Nem tudo será esquecido
Título original: All is not forgotten
Wendy walker
288 páginas
Editora Planeta do Brasil /2016
Tradução : Maryanne Linz
Ficção americana
Sempre tive meus receios quanto a terapias,  falar tudo o que pensa ou faz para um profissional e ter a certeza que tudo o que for dito será mantido em sigilo. Depois de ler a trama de Wendy Walker, minha posição ficou mais firme.
Apenas uma dúvida tenho de rever: o mesmo profissional pode tratar três pessoas numa mesma família? Não sou da área,  mas ainda irei pesquisar sobre o assunto.
No livro, um drama psicológico dos melhores que já li, o psiquiatra Alan Forrester é contratado para tratar Jenny Kramer, menina de quinze anos que sofre estupro e tem a memória do fato suprimido da lembrança pelo uso de medicamentos. Alan, voz que narra o suspense, também trata os pais dela, Tom e Charlotte. Enquanto constrói o perfil de cada um, o narrador passeia pela personalidade dos outros personagens,  os presos com distúrbios psiquiátricos, o empresario Bob Sulivan, chefe de Tom e amante de Charlotte, Sean, um soldado que também teve a memória suprimida após participar do conflito no Iraque, entre outros.
O drama se torna particulamente interessante quando o psiquiatra se vê envolvido em sua vida privada pelo crime do estupro.  Para proteger o filho ele terá de manipular as lembranças das vítimas. 
Cada personagem vai beber na infância o que o molda na atualidade: conflitos com os pais, abandono, falta da auto estima.
Um livroque vale a pena ser devorado. 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O acidente - C. L. Taylor

O acidente
Título original : The accident
C. L. Taylor
Editora Bertrand Brasil / 2016
Tradução Daniel Estill
308 páginas
Ficção inglesa
A filha de Sue, Charlotte, está em coma, atropelada por um ônibus. Mas ela não acredita que tenha sido acidente. A mensagem no diário da filha foi suficiente para que ela suspeitasse que a adolescente   tenha tentado o suicídio, pous se percebia um segredo nos últimos registros escritos. A filha estava com medo e tinha um segredo.
Porém as suspeitas de Sue não são acreditadas pelos outros, o marido Brian principalmente,  porque ela tem histórico de surtos psíquicos, originados de traumas do passado. Durante os vinte anos desde que conseguiu sair da relação abusiva com James, imaginava que ele a perseguia.
A narrativa se desenvolve no momento presente, na voz de Sue e também no passado, vinte anos antes, quando se apaixonou e foi envolvida pelo psicopata bonitão bom de cama. 
Deixa-nos a reflexão: até quanto se conhece um filho?
Um suspense razoável. Não foi melhor porque o final tinha duas saídas bem óbvias. Esperava ser surpreendida por um terceiro curso do drama, porém não deixou surpresas. Previsível.  
Mas, pelo suspense e forma de narrar, mereceu um regular.