sábado, 9 de julho de 2016

Se Você Pudesse ser Minha - Sara Farizan

Duas meninas se gostam desde pequenas. Amor romântico, apaixonadas. Seria administrável, caso não fosse duas iranianas. Sarah e Nasrin. Chega uma idade que os pais de Nasrin resolvem casa-la. Não há hipótese para as duas se separarem, mas o casamento com um próspero médico não pode ser desfeito. A saída que Sarah encontra é fazer a mudança de sexo. No Irã, a homossexualidade é um erro, então pode ser aceito caso se mude cirúrgica e juridicamente de sexo. Isso até a data de casamento de Nasrin. Porém Sarah não se enxerga como homem, apenas sente atração por meninas e mais ainda pela amiga de infância Nasrin. Se não há saída... que se há de fazer?

A Amante do Oficial - Pam Jenoff


Título original: The kommandant's girl
336 páginas
2016
Editora HarperCollinsBrasil

Emma Bau é judia, recém casada com o também judeu Jacob quando a Polônia é invadida pelos alemães. Jacob foge para juntar-se à resistência anti-nazista e Emma se vê obrigada a seguir os pais, indo para o gueto na Cracóvia. Repentinamente tem a oportunidade de juntar-se aos resistentes, assim sai do gueto, indo morar com Krysia, uma suposta tia, como Ana Lopowski, irmã de um menino Lucasz, filho de rabino assassinado no gueto. E passa a trabalhar disfarçada para um alto oficial alemão, Georg Richwalder. Logo se desenvolve uma atração forte entre os dois, fato que é útil à resistência, nascendo um caso extraconjugal e de proporções aumentadas por se tratar de um nazista de alta patente.

A Mulher Silenciosa - A.S.A. Harrison


A.S.A Harrison ou Susan Harison, escritora canadense, autora de vários livros de não ficção, A Mulher Silenciosa sendo sua estreia como ficcionista,  morreu em 2013 antes de sua publicação.
O romance
A mulher silenciosa - A.S.A. Harison (original: The silent wife)
Publicado em 2013, Brasil 2014
Editora intrínseca
256 páginas

De silenciosa Jodi não tem nada. Dentro dela, o barulho é imenso. Filha do meio de três, decidiu ser psicoterapeuta e casar-se com Todd, um empreiteiro de meia idade com vontade de crescer e uma vontade ainda maior de ter amantes e trair a esposa. Jodi sabia, aceitava. Era da natureza do  homem, ou a vida era satisfeita demais para mudar a rotina, ou ela  mesma se sentia confortável com a situação, deixava o marido dar seus passeios fora do próprio território. Eles se sentiam livres, ele tinha seus amigos, seus dias de bebida, a esposa entendia. Ela tinha seus clientes, sua rotina caseira, o cachorro Freud, estava feliz. 20 anos de casamento. Até que ressurgiu Natasha, uma ninfeta que conheceu ainda criança, filha de uma amigo do marido, viúvo. Natasha tem idade para ser filha de Todd, ele a viu crescer, já que é amigo do pai desde a infância. Mas as partes baixas masculinas não tem noção de diferenças de idade. E se apaixonou pela menininha estudante universitária. E quis casar, e engravidou, e f* tudo! Todd não queria deixar Jodi, mas Natasha queria um casamento de verdade, Igreja, damas de honra e bolo dez andares. Tudo pago pelo futuro marido, já que o  pai não acata o romance dos dois. E Josi se f*. Ela não casou no papel, tem de deixar o apartamento. Que saída? A não ser....
Melhor ler para saber a solução.
Gostei. Uma leitura leve no meio dos suspenses e policiais.

A confissão - Flávio Carneiro

Flávio carneiro nasceu em Goiânia em 1962, atualmente mora em Teresópolis, é professor de literatura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Além de escritor, é roteirista e crítico literário.
O romance:
Editora Rocco Ltda, 2006, 236 páginas.
Num sequestro, o autor do crime decide esclarecer à vítima qual a razão do ato, que nada tem a ver com resgates, dinheiro. E para se fazer entender, tem de contar a própria estória. Conta como sobrevive de furtos de livros e sua venda, pequenos bicos em bares, fala de sua fome, mas que tem o gosto por aprender, principalmente sobre comida e vinho, mas talvez a palavra certa seja apreender, porque ele descobre que pode retirar das vítimas todo o conhecimento que elas possuem. Vampirismo. Que decepção, não gosto de livros sobre o tema, mas já foi revelado o fato quando estava envolvida na confissão do sequestrador, fui em frente. Um monólogo, mais parece um cenário teatro contado na voz e um narrador.
Um romance que teria levado 4 estrelas facinho não fosse pela vampiragem.