sábado, 3 de dezembro de 2016

Bufo & Spallanzani - Rubem Fonseca

Bufo & Spallanzani
 Ano de publicação: 1985
Editora:  Companhia das Letras  / 24ª edição / 1991
Romance brasileiro
Rubem Fonseca foi feliz ao construir Bufo e Spallazani, lê-se como se fosse um retalho de contos remendados, idas e vindas na linha do tempo.
Guedes, o policial que é indicado para investigar o possível suicídio de Delfina Delamare, tenta desvendar o que aconteceu, depois de perceber que se tratava de um assassinato.
Gustavo Flávio, escritor com mais de 20 livros publicados, tem de construir seu livro Bufo & Spallazani, mesmo envolvido pelo assassinato de sua amante, refugia-se numa estância isolada para tentar começar o trabalho e, mesmo na bucólica estância, não consegue se desligar da partida de Delfina. Também retorna ao passado, quando nem se chamava Gustavo Flávio nem era escritor, mas um funcionário de uma companhia de seguros e foi investigar a morte de um milionário com suspeita de fraude para receber o seguro de vida. A morte desse milionário, descobriu à  época, teria sido forjada pela ingestão de um veneno  de um sapo combinado com sumo de uma planta. Mas não era apenas o milionário e sua esposa envolvidos. Foi preso como louco, num manicômio judiciário e consegue fugir com a ajuda de Minolta, a namorada que desde sempre o acompanha.
Escrito em primeira voz pelo escritor Gustavo Flávio, o romance policial se revela apenas no final da trama.
Glutão, o personagem se perde nas descrições das refeições, na saciedade de sua fome também sexual.
Assim como no passado, o manicômio é seu refúgio novamente, mas não foge. A fuga agora é na instituição.

"Escrever é uma experiência penosa, desgastante, é por isso que existem entre nós, escritores, tantos alcoólatras, rogados, fugitivos, loucos, infelizes, mortos-vivos e velhos gagás."

"Para uns e para outros, despojados ou saciados, comer é a atividade mais importante que existe. Comer, comer! Como é bom! Não sou daqueles que comem bacalhau em grossas postas assadas, isso é uma rudeza gastronômica só comparável ao steak tartar"