terça-feira, 19 de abril de 2016

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios - Marçal Aquino

Fotógrafo profissional, Cauby vai para uma cidade do Pará que desponta com descoberta de ouro, com o objetivo de fazer um registro fotográfico das prostitutas que são atraídas pelo garimpo. Assim conhece Lavinia, ex-prostituta, casada com o pastor Ernanes. Cai de amores pela morena bonita e desenvolvem um romance. Lavinia tem problemas psiquiátricos, como bipolaridade, surtos depressivos ou seja lá que nome que se dá ao que a doida tinha, mas nem isso nem a profissão impediu, no passado, que o pastor Ernanes, uns de anos mais velho que ela, a elegesse como esposa. Já se via, desde criança, que Lavinia  seria uma moça bonita, e chamou a atenção do padrasto alcoolatra, quando sofreu estupro e foi viver nas ruas de Vitória, se prostituindo e entregue às drogas, ate ser resgatada pelo pastor Ernanes. Paralelamente, o careca, personagem que tem sequelas de um avc, que é hóspede da pensão onde Cauby também se aloja, relata seu infortúnio amoroso com Marinês, um amor platônico que o consumiu durante praticamente a vida inteira. Chang, um china também fotógrafo que tem queda por garotos, Viktor, o jornalista frio,  o vizinho Decião, o pistoleiro Chagas, o delegado, a dona da pensão, todos personagens que compõem uma colcha de retalhos perfeita do que seria o mundo da explosão da garimpagem , também da vastidão de tipos humanos, personagens bem construidos, bem detalhados. Culpa, vingança,  loucura, amor, abnegação, ganância,  tudo é tema no livro. Recomendo.

 Passagens:
"O careca tosse — e fala do fim sem conhecimento de causa. Não tem idéia, mas fala do fim. Todos falam, é fácil. Quero saber quantos tiveram a coragem de ir até lá. De encontro ao fim. Eu tive."

"De acordo com o professor Schianberg, a vida da maioria das pessoas é medíocre, o que não as impede de enxergar tudo numa perspectiva heróica. Suportamos a existência tentando converter o banal em épico."

"Descobri que morrer não é assim tão fácil. Mesmo num lugar onde a vida pesava sempre menos que as pepitas."

"Talvez consiga me livrar da bengala no futuro. Mas é incerto. Estou condenado a coxear. Em definitivo. Antes coxear que coaxar, disse a princesa manca para o sapo."

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Jardim de mentiras - Eileen Goudge

Jardim de Mentiras - Eileen Goudge
Sylvie casa-se com Gerald Rosenthal, rico, até charmoso, bem mais velho que  ela. No livro não fala que foi "golpe do baú", "casamento por interesse", nada disso. Ela, jovem, pouco mais de vinte anos, mas não suporta os sinais físicos da idade no corpo do marido que já está bem rodadinho, por isso não resiste ao moreno alto bonito e sensual que é o jardineiro que contratam. E, claro, carne é fraca, foi com o moreno, deixando o velhinho loirinho de molho. Mas o cornudo, quer dizer, o marido despede o negão (desconfiava, claro). E Sylvie, que já tentava engravidar há anos, engravida. Grande dúvida: do loiro marido ou do moreno jardineiro? E o morenão, espermatozóide a todo vapor, é o contemplado! E agora, Sylvie? O destino dá uma mão e eis que, numa trama ardilosa, consegue trocar o bebê moreninho por um loirinho. Daí o marido não desconfia. Rose, a moreninha, vai pra família de Angie, que morre na maternidade; Rachel, vai pra casa com Sylvie. Como é de se supor, a morena é opatinho feio entre as loirinhas da família, e cresce com a avó a renegando. Sylvie cresce rica, loira e amada.
Mas não foi só aío que o destino ajudou: Rose, que amava Brian, que foi pro Vietnã lutar, perde o grande amor para justamente quem não deveria: Rachel. E Rachel, médica, comete um erro e vai ser defendida por quem? Concidências demais, porém em ficção tudo é permirtido.
Um livro razoável.

Tríptico - Karin Slaughter

Uma série de crimes acontecem em Atlanta, meninas e mulheres são mortas, estupradas ou mutiladas. Começando por Mary Alice, uma garota de 15 anos que tem John Sheley como amigo na infância, mas que, na adolescência, a relação muda e John passa a persegui-la. Não apenas a amizade dos dois que muda, o próprio John também. As drogas são apresentadas ao adolescente pelo  primo Woody, operando uma transformação no jovem tímido e retraído. Com o assassinato de Mary Alice, John vai para a prisão por 20 anos, saindo em condicional.
Com o assassinato de Aleesha Monroe, prostituta negra, seguindo o padrão do assassinato de Mary Alice e outros casos, Michael Ormewood, policial arrogante, casado com a enfermeira Gina e que tem um filho excepcional, começa a investigar o caso e tem o auxílio de Will Trent, agente especial da GBI. Além dele, Angie Polaski, policial que trabalha disfarçada em prostituta.
Um livro policial que prende a leitura, dinâmico. Porém, o que apreciei foi a capacidade da escritora em captar o senso dos pensamentos de gênero, seja num sentido sexual ou social. Apesar de, na virada do livro I para o II, a alteração radical de personalidade de um dos personagens nos querer voltar ao início para rever a construção dele, relendo algumas passagens de comportamento. Mas isso faz parte do suspense do livro.
Há uma continuidade (essa moda de trilogia, quadrilogia!) a Tríptico. Pretendo lê-lo em breve.
A referência ao título do  livro, Tríptico, dá-se na casa de Angie,a policial, observado por Trent, um quadro de três telas que, separados, tem uma imagem e, juntos, outra. Assim como os personagens do livro.  
Recomendo.

Autora:
Karin Slaughter nasceu em 1971, Atlanta, Geórgia, EUA, onde vive atualmente. Seu romance de estréia é "Cega"

sábado, 2 de abril de 2016

O conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas

França, a monarquia e os simpatizantes de Napoleão lutam pelo poder e, com o rei no trono, os bonapartistas são perseguidos e condenados a prisão ou até a morte. Nesse contexto, tem-se Edmond Dantés, marinheiro ingênuo, jovem, prestes a comandar um importante navio que faz parte da frota de Morrel, grande comerciante. Apaixonado pela catalã Mercedes, quando desembarca só tem dois pensamentos: ver o pai idoso e casar com a amada. Mas ele não contava com a inveja de Danglars e Caderousse, o ciúmes de Fernand, a ambição do Villefort, os que tramaram um fictício envolvimento dele em uma conspiração bonapartista. E foi preso injustamente, ficando encarcerado 14 anos sem ninguém conseguir localiza-lo, mesmo com a queda do rei e a vitória do imperador. Mas Dantés consegue escapar e encontra a maioria dos qrico, instruído, torna-se o Conde de Monte Cristo, nome em homenagem à ilha onde encontrou um tesouro apontado por um padre companheiro de prisão, com outros objetivos bem maiores que aqueles de quando desembarcou no navio anos atrás: vingança. 
Clássico da literatura universal. Magnífico exemplar. Parece uma novela, que prende a cada capítulo.

"Ele só tinha o seu passado, tão curto; o seu presente, tão sombrio, e o seu futuro, tão duvidoso: dezenove anos de luz a meditar talvez numa noite eterna!  Nenhuma distração podia portanto ajuda-lo. O seu espírito enérgico, ao qual nada seduziria mais do que voar através dos tempos, era obrigado a permanecer prisioneiro como uma águia numa gaiola. Aterrava-se então com a idéia, à dasua felicidade destruída sem motivo aparente e devido a uma fatalidade inaudita."