terça-feira, 19 de abril de 2016

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios - Marçal Aquino

Fotógrafo profissional, Cauby vai para uma cidade do Pará que desponta com descoberta de ouro, com o objetivo de fazer um registro fotográfico das prostitutas que são atraídas pelo garimpo. Assim conhece Lavinia, ex-prostituta, casada com o pastor Ernanes. Cai de amores pela morena bonita e desenvolvem um romance. Lavinia tem problemas psiquiátricos, como bipolaridade, surtos depressivos ou seja lá que nome que se dá ao que a doida tinha, mas nem isso nem a profissão impediu, no passado, que o pastor Ernanes, uns de anos mais velho que ela, a elegesse como esposa. Já se via, desde criança, que Lavinia  seria uma moça bonita, e chamou a atenção do padrasto alcoolatra, quando sofreu estupro e foi viver nas ruas de Vitória, se prostituindo e entregue às drogas, ate ser resgatada pelo pastor Ernanes. Paralelamente, o careca, personagem que tem sequelas de um avc, que é hóspede da pensão onde Cauby também se aloja, relata seu infortúnio amoroso com Marinês, um amor platônico que o consumiu durante praticamente a vida inteira. Chang, um china também fotógrafo que tem queda por garotos, Viktor, o jornalista frio,  o vizinho Decião, o pistoleiro Chagas, o delegado, a dona da pensão, todos personagens que compõem uma colcha de retalhos perfeita do que seria o mundo da explosão da garimpagem , também da vastidão de tipos humanos, personagens bem construidos, bem detalhados. Culpa, vingança,  loucura, amor, abnegação, ganância,  tudo é tema no livro. Recomendo.

 Passagens:
"O careca tosse — e fala do fim sem conhecimento de causa. Não tem idéia, mas fala do fim. Todos falam, é fácil. Quero saber quantos tiveram a coragem de ir até lá. De encontro ao fim. Eu tive."

"De acordo com o professor Schianberg, a vida da maioria das pessoas é medíocre, o que não as impede de enxergar tudo numa perspectiva heróica. Suportamos a existência tentando converter o banal em épico."

"Descobri que morrer não é assim tão fácil. Mesmo num lugar onde a vida pesava sempre menos que as pepitas."

"Talvez consiga me livrar da bengala no futuro. Mas é incerto. Estou condenado a coxear. Em definitivo. Antes coxear que coaxar, disse a princesa manca para o sapo."