segunda-feira, 21 de maio de 2018

Os hóspedes - Sarah Waters

Título original: The paying guest
Editora Rocco Ltda
Tradução: Léa Viveiros de Castro
Romance inglês
416 páginas
ISBN 978-85-8 122-732-0

Fim da Primeira Guerra Mundial, Frances Wray e sua mãe vivem numa casa grande e caindo aos pedaços.  Depois da morte dos filhos/irmãos na guerra e do sr.Wray, marido e pai, decidem alugar uma parte da casa para conseguirem alguma renda. Então o casal Leonard e Lilian Barber se tornam inquilinos do casarão.
Apesar do incômodo inicial, se adaptam à presença de estranhos morando na casa. Inclusive a relação de Frances e Lilian, que se transforma numa paixão arrebatadora, culminando com uma tragédia que colocará em questão o amor que se declaram sentir e a consciência de condenar um inocente no lugar delas.
O livro trata da mulher homossexual na década de 20, do aborto, da pena de morte com réu inocente, casamento,  entre outras temáticas. Um bom livro, bem escrito. Longo, mas não cansativo.
Recomendo. 

"Eu faço o que posso pela minha mãe, ou é o que digo a mim mesma. Às vezes eu tenho a impressão de que só o que faço é arengar com ela; nós nos cruzamos como uma par de tesouras. Ela não é feliz também. Como poderia ser? Eu acho que ela está simplesmente marcando o tempo."

"Como alguém poderia fazer isso naquele lugar esmagador, com tantos olhos ávidos pousados nele, e com todos os presentes, exceto ela e Lilian, convencidos de sua culpa? Ele repetiu a afirmação que tinha feito no início, de que na noite da morte de Leonard ele voltou cedo do trabalho com dor de cabeça e passou a noite em casa com a mãe. A história soou falsa – como era de esperar. Ele já devia tê-la contado umas mil vezes."

Sarah Waters
Sarah Waters

Escritora britânica, é reconhecida por romances históricos que já lhe renderam três indicações ao Man Booker Prize e a entrada na seleção de melhores autores de língua inglesa da revista Granta. Sua obra tem sido adaptada para a TV e o cinema. Os hóspedes, seu sexto romance, foi o primeiro a ocupar a lista dos mais vendidos do The New York Times.