segunda-feira, 21 de novembro de 2016

A ruptura rahab - Gardenia Yud

Rahab - A Ruptura
Gardencia Yud
Blaze Editorial / 2016
Uma mulher releitura da passagem bíblica escrita em Josué 2, quando a prostituta Raab salva dois espias hebreus que estavam escondidos em Jericó. Na destruição da cidade, ela foi salva pela ação que resultou na fuga de Salmon e Ehud.
Na Bíblia,  Boaz é filho de Salmon e Raab, linha direta na genealogia de Jesus. 
O romance e a vida da Raab é uma ficção em que ela é vendida pelos familiares a uma casa de prostituição aos oito anos. Achando que a culpa seria de seus cabelos ruivos,  ela os arranca, ficando calva, sendo conhecida como "a prostituta calva". Sofre o preconceito pela falta dos cabelos e pela profissão.  
Assim,  os cabelos, assim como a vida de prostituição são alvos igualmente vergonhosos.
Com o acordo que faz com Salmon, por ter salvado a vida dele e de Ehud, é poupada na destruição de Jericó,  passando a viver na tribo de Judá,  junto com o salvador Salmon. 
Uma relembrança boa dessa parte bíblica.  
Vale a pena a leitura.
"Eu descobrira o Amor no degredo dos meus. Afastada daqueles que eu considerava meu povo, eu finalmente encontraria o que buscava. Mas era preciso coragem. O amor não chega para os covardes. Nem se entrega para rasos ou tolos. Não aceita ser tocado por mãos trêmulas de medo. O Amor é bom e puro. Ele quer você."