terça-feira, 19 de dezembro de 2017

As gêmeas do gelo - S. K. Tremayne

Título original The Ice Twins
Ano de publicação original 2015
Tradução Verônica Radulescu
Editora Bertrand Brasil /2016
Ficção inglesa
362 páginas 

Quando Kirstie e Lydia nasceram, cabelo branco como neve, olhos de um céu claro, o avô as apelidou do gêmeas do gelo. Apesar da personalidade diferente, eram gêmeas idênticas, difícil até para os pais Angus e Sarah Moorcroft distingui-las. Elas tinham uma comunicação própria, quase telepática. Mas Lydia sofre uma queda e morre. A mãe não supera a morte da sua preferida entre as duas. O pai envereda na bebida. O casamento sofre com a perda. Kirstie, a sobrevivente, começa a ter alucinações que seria a irmã Lydia que morreu, ou que ela estaria ali entre eles o tempo todo. A família Moorcroft se desestrutura aos poucos com revelações, descobertas, segredos. Decidem se isolar numa ilha herdada pelo marido para fugir da pressão que sofriam, desejando um reinício, esquecimento. Mas fugir fisicamente para uma ilha isolada, fantasmagórica, pode não ser a solução que fará apagar a realidade e a memória. 
Primeira voz em Sarah, terceira em Angus.
Um bom livro.
"A minha própria morte não é assim, tão intolerável. O problema é a morte daqueles que amo, porque parte de mim morre com eles. Assim, qualquer forma de amor é uma forma de suicídio."

O autor
Sean Thomas/ Tom Knox / S.K.Tremayne
Tom Knox é o pseudônimo do escritor e jornalista britânico Sean Thomas. Nascido em Devon, Inglaterra, em 1963, estudou filosofia na University College de Londres. Como jornalista, ele escreveu para o Times, o Daily Mail, o Spectator e o Guardião, principalmente em viagens, política e arte. Quando ele escreve sob o nome de Tom Knox, especializa-se em thrillers arqueológicos e religiosos. Mais recentemente escreveu romances sob o pseudônimo de S. K. Tremayne.