segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Retrato em Sepia - Isabel Allende

Editora Bertrand Brasil
420 páginas Continuação do romance A Filha da Fortuna, escrito em primeira pessoa pela voz na neta de Eliza, que foi a personagem principal do anterior, Aurora del Valle.
Nesse folhetim novelesco, Eliza já casada e apaixonada pelo marido chinês Tao, tem dois filhos, Lucky e Lynn. A beleza da filha Lynn chama a atenção dos homens e é seduzida pelo filho de Paulina del Valle, personagem que também consta no primeiro romance, uma matrona chilena com tino para negócios que também reside em São Francisco. O filho não assume a paternidade, mas Severo del Valle, sobrinho de Paulina, apaixonado por Lynn, casa-se e assume a menina como sua.
Porém Lynn morre ao dar à luz Aurora.
Tao, que luta para salvar as eacravas sexuais chinesas contrabandeadas para São Francisco, assume a criação na neta, já que Severo volta ao Chile para a guerra.
Mas com a morte do marido, Eliza entrega a neta aos cinco anos para que seja criada pela avó Paulina, que já lutara antes pela sua guarda.
Assim a menina se desenvolve na família del Valle, tendo um rumo bem diferente para a vida do que seria, caso continuasse com os avós maternos. 
A personagem Aurora, assum como Eliza no primeiro romance, não apaixona. A paixão pela fotografia é um dos raros traços dados pela escritora, no mais poderia ter mais brios ou ter mais aventuras que justificassem o romance.
Um livro mediano.

"Nesses tempos a procriação era considerada indecente e entre a burguesia as mulheres grávidas fechavam-se em casa, mas ela não tentava dissimular o seu estado, exibindo-o indiferente à perturbação que causava. Na rua as pessoas evitavam olhar para ela, como se tivesse alguma deformidade ou andasse nua. Eu nunca tinha visto uma coisa assim e quando perguntei o que tinha aquela senhora, a minha avó Paulina explicou-se que a coitadinha tinha engolido um melão."

"Não era cômodo mudar os velhos hábitos, a higiene era aborrecida, complicada e interferia com a rapidez operatória, considerada a marca de um bom cirurgião porque diminuía o risco de choques e perda de sangue. Ao contrário de muitos dos seus contemporâneos para quem as infecções se produciam espontaneamente no corpo do doente, Ebanizer Hobbs entendeu de imediato que os germes estavam fora, nas mãos, no chão, nos instrumentos e no ambiente, por isso pulverizava com uma chuva de fenol desde as feridas ao ar da sala de operações Tanto fenol respirou o pobre homem que acabou com a pele ulcerada em chagas e morreu antes do pretexto aos seus detractores para continuarem aferrados às ideias antiquadas."

"Uma boa fotografia conta uma história, revela um lugar, um acontecimento, um estado de espírito, é mais poderosa do que páginas e páginas de escrita."


Isabel Allende
Isabel Allende nasceu em 2 de agosto de 1942, em Lima, no Peru, onde o seu pai diplomata se encontrava em trabalho. No entanto, a sua nacionalidade é chilena, tendo-se tornado cidadã norte-americana em 2003. É filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo-irmão de Salvador Allende, e de Francisca Llona.
Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973).
O seu livro editado foi A Casa dos Espíritos (1982) (La casa de los espíritus) que ganhou reconhecimento de público e crítica. A obra resultou num filme A Casa dos Espíritos (1993) realizada por Bille August, com Jeremy Irons, Meryl Streep, Winona Ryder e Antonio Banderas, tendo grande parte das rodagens ter decorrido em Portugal, em Lisboa e no Alentejo.
Em 1995 lançou o livro Paula, que a autora escreveu para a sua filha que estava em coma devido a um ataque de porfiria. Como a autora não sabia se a sua memória voltaria após a saída do coma, Isabel Allende resolveu contar a sua história para auxiliar a filha a lembrar dos fatos. Paula passou a ser então um retrato auto-biográfico. [Fonte: Wikipedia]