terça-feira, 22 de agosto de 2017

Foi apenas um sonho - Richard Yates

***
Tradução: José Roberto O'Shea
Título original: Revolicionary road
Romance americano
Editora Objetiva Ltda
306 páginas 

April e Frank Wheeler são um típico casal americano no pós segunda guerra, se conheceram jovens e, com a chegada do primeiro filho se ela abandona o sonho de ser atriz e ele assumeum emprego medíocre. April não se contenta com sua vida como dona de casa, imposição da maternidade. Os dois filhos a consomem. Frank tem um caso com a secretária do trabalho, uma espécie de fuga masculina para as brigas e desentendimentos conjugais.
O momento que vivem é quando se mudam para os arredores de Nova York, numa rua chamada "rua da revolução" para um lugar melhor, julgando-se superiores aos simplórios vizinhos, planejam se mudar para a Europa, ideia de April, para que ela trabalhasse e ele assumisse a casa até se encontrar. Nas entrelinhas, uma forma dela se libertar do cativeiro que julga viver.
Narrado em terceira pessoa, o livro relata personagens secundários, como a corretora de imóveis e seu filho louco, o casal de amigos, os Campbell, a paixão de shep por April, a simplória ingenuidade de Milly.
Um tratado sobre o casamento, a desromantizacão da união "até que a morte os separe". O verdadeiro casamento e a banalização do sentimento e a percepção de que não se ama: acostuma-se.
Foi adaptado ao cinema,  "Revolutionary Road" de Sam Mendes com Leonardo Dicaprio e Kate Winslet.
Bom livro. Recomendo.
Richard Yates




Richard Yates Yonkers, 3 de fevereiro de 1926 — Birmingham , 7 de novembro de 1992, foi um escritor de ficção norte-americano, conhecido por suas obras que retratam a vida no século XX. Seu trabalho mais famoso é Revolutionary Road, de 1961. (Fonte Wikipedia)