domingo, 18 de outubro de 2015

A Arte de Ser Normal - Lisa Williamson

David tem 14 anos e não se sente como menino. Ele não se vê no corpo de um homem, sonha em  sentir seios crescendo, os pés menores, a altura não chegar a de seu pai, as partes íntimas sumirem. Sofre bullying na escola. Chamam-no de "show de aberrações", porque, quando criança e a professora perguntou o que ele queria ser quando crescesse, respondeu: "quero ser menina". Enfrenta a difícil batalha de contar aos pais, enfrentar a escola, a vida.
Leo é um rapaz que vem de um lar desajustado, a mãe não se fixa num namorado, não é presente, as irmãs relegadas. Ele é transferido para a escola de David por motivos, segundo boatos que chegam com ele, por ter decepado uns dedos de um professor. Mas não é essa a real razão dele ter sido expulso do colégio anterior, Cloverdale. Ele desperta medo entre os demais alunos e fascínio em uma aluna, Alicia, já que é um bonito e misterioso rapaz. Mas chama a atenção de David também e acabam se tornando amigos. Leo não faz amizades com facilidade, é isolado, carrega consigo um segredo.
Em ficção temos de aceitar tudo tal qual a autora descreve. Tá. Esse bla, bla, bla eu sei. Mas posso discordar, duvidar, me irritar com coisas que fujam de uma realidade óbvia. Qual a chance de duas pessoas como David e Leo caírem  numa mesma escola, se atraírem e se tornarem grandes amigos? Parece coisa muito irreal.
No mais, percebemos claramente o que é alguém não se enxergar no corpo que possui. Olhar-se no espelho e não se aceitar. Além de não ser aceita pelos outros, mas bem pior não ser por si mesma.
Um livro razoável. Dei uma estrelinha.

Passagem:
"(...) minha mãe está esperando que eu conte que sou gay. Acho que ela está esperando esse momento há anos; desde que pedi minha primeira Barbie no Natal, corri pela casa usando meu primeiro par de asas de fada, enrolei uma toalha na cabeça e fingi que era uma cabeleira comprida. Ela provavelmente tem ensaiado uma resposta há meses, praticando no espelho o equilíbrio adequado entre surpresa e aceitação."