segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Por favor, não matem a cotovia - Harper Lee

Maycomb, Alabama, década de 30. O livro é narrado em primeira pessoa por Scout, menina de 7 anos, órfã de mãe, criada pelo pai Atticus Finch e pela criada Calpurnia, tendo como companheiros o irmão Jem e o amigo Dill. As aventuras da infância, percepções de uma criança curiosa sem muita referência feminina a seguir, com a liberdade que a dada a uma criança que vive numa cidade pequena onde todos se conhecem e com personalidades que se revelam no decorrer da estória.
Vários aventuras e episódios vividos pela personagem são detalhados no decorrer do livro, como o mistério dos vizinhos Radley, as aventuras com o imaginativo Dill, a iniciação na escola, o julgamento de Tom Robinson, negro acusado de violar uma moça branca, defendido pelo pai de Scout, que é advogado... Extenso, mas daqueles volumes que não queremos que termine. Excelente livro! Recomendo!
As cotovias não fazem nada a não ser cantar belas melodias para nós. Não estragam os jardins das pessoas, não fazem ninhos nos espigueiros, só sabem cantar com todo o sentimento para nós. É por isso que é pecado matar uma cotovia.